Reabilitação Oral

Reconstrução da Função e Estética Oral

Como tudo em nossa vida sofre um processo de envelhecimento e deterioração, a reforma preventiva é o melhor caminho para mantermos toda a estrutura o mais saudável possível. E com nossa boca e nossos dentes não é diferente, tendo que, por diversas vezes, substituir a perda dos dentes por implantes, a perda da estrutura dental por próteses dentárias e levantar uma oclusão desgatada pela idade.

Este tratamento é chamado de Reabiltação Oral, isto é, fazer uma grande reforma bucal devolvendo aos pacientes a saúde, autoestima e qualidade de vida, melhora da fala e da mastigação, trazendo a oclusão e o sorriso para um estado mais jovial e estético possível.
Com isso prevenimos problemas futuros e ao mesmo tempo buscamos uma melhora estética para alcançarmos um sorriso perfeito.

A cavidade oral é composta por dentes, gengiva e osso. Se o conjunto dessas estruturas se deteriora, ou perde as suas funções devido a traumas e patologias, é possível reparar todo o sistema mastigatório por meio da Reabilitação Oral. O objetivo do tratamento é devolver e criar uma condição funcional mastigatória, fonética e estética que melhore a qualidade de vida do paciente. O processo pode ser parcial ou total, dependendo do grau de comprometimento dessas funções.

O planejamento do tratamento pode ser feita de diversas formas, não visando apenas o lado estético, sendo um meio de manter o equilíbrio da saúde bucal e prevenir que outras estruturas ainda saudáveis sejam prejudicadas.

Indicação para as Reabilitações Orais:
– Pacientes com grandes perdas dentais
– Pacientes com bruxismo e perda de altura da oclusão
– Pacientes com perda de altura da oclusão pelo envelhecimento dental
– Reconstruções estéticas dentais amplas
– Reconstruções estéticas ósseas, gengivais e dentais conjugadas
– Pacientes com problemas digestivos, como o refluxo ou gastrite, causados por dificuldade na mastigação com as perdas dentais.

Cada especialidade deve seguir uma sequência lógica durante o planejamento do tratamento para que, assim, seja otimizado tempo e custo, alcançando o melhor resultado final possível. Somente um profissional amplamente capacitado pode realizar este tipo de tratamento, por envolver inúmeras especialidades da Odontologia e pela responsabilidade em fazer o melhor trabalho e resultado para a expectativa do paciente.

Alguns casos antes e depois de Reabilitações Orais