Toxina Botulínica

A toxina botulínica é uma proteína produzida por uma bactéria a Clostridium Botulinum, provocando diminuição da ação muscular quando injetada nos músculos. Quando aplicada em pequenas doses, ela bloqueia a liberação de acetilcolina (neurotransmissor responsável por levar as mensagens elétricas do cérebro aos músculos) e, como resultado, o músculo não recebe a mensagem para contrair. A injeção de toxina botulínica é uma das substâncias mais importantes no campo do rejuvenescimento facial, sendo esta a forma mais conservadora e segura para a redução das rugas faciais.

Qualquer movimento facial pode eventualmente levar aos sinais mais comuns de envelhecimento: Sorrir, franzir a testa, apertar os olhos e até a mastigação podem levar ao aparecimento das rugas. A injeção da toxina botulínica bloqueia os sinais nervosos musculares, enfraquecendo o músculo de modo que não se contraia, diminuindo as rugas faciais indesejadas.

A toxina botulínica pode ser combinada com outras terapias como microagulhamento e preenchimentos com ácido hialurônico, e estes, em conjunto, podem ainda ajudar a prevenir a formação de novas linhas e rugas.

Como funciona:

Uma agulha muito fina é usada para injetar pequenas quantidades de toxina botulínica em músculos específicos na face, diminuindo a ação muscular apenas nos músculos produtores de rugas, preservando suas expressões faciais. O número de injeções que irá precisar dependerá de vários fatores, incluindo as características faciais e a extensão das rugas. Os resultados são notados dentro de alguns dias, no entanto pode demorar até uma semana a 15 dias para se ter o efeito completo. Esta melhora normalmente dura cerca de 3 a 6 meses. Quando os efeitos da toxina botulínica começam a desaparecer, os músculos reagem e as rugas reaparecem, necessitando uma nova terapia e aplicação de toxina botulínica.