Clareamento Dental na Odontologia

Quais as causas do Escurecimento Dental?

Muitos pacientes tem vontade de ter dentes mais claros. A Odontologia Estética vem dedicando-se a pesquisa deste assunto de modo que várias técnicas de clareamento são hoje eficientes e seguras, permitindo excelentes resultados.

É importante, porém, que certos cuidados sejam tomados assim como identificar as características de cada paciente para que estes resultados sejam alcançados dentro das expectativas.

O primeiro fator a ser considerado é determinar por quê os dentes de nosso paciente são escuros. A seguir algumas causas podem ser enumeradas:

1. Escurecimento pela idade.
O avançar da idade traz alterações estruturais nos dentes de modo que o escurecimento seja um processo natural.

2. Escurecimento causado pela alimentação.
Muitos alimentos e bebidas apresentam corantes em sua composição e os dentes conseguem absorver estes pigmentos levando à alteração de cor.

3. Uso do Tabaco.
Com certeza uma das mais importantes causas de escurecimento dental além de ser fator de risco para as doenças de gengiva e limitante para a higienização bucal.

4. Uso de antibióticos.
Alguns antibióticos como as Tetraciclinas podem provocar manchamento dental especialmente quando ingeridos no período de formação dos dentes.

5. Tratamento de canal.
A limpeza deficiente, pelo dentista, na finalização do tratamento de canal pode levar ao escurecimento da coroa do dente.

6. Genética.
Algumas pessoas têm dentes mais escuros que a maioria dos pacientes por simples herança genética.

Temos hoje várias técnicas como:

1. O Clareamento Interno (Para dentes com tratamento de canal)
  2.  O Clareamento à Led Laser
  3. O Clareamento Doméstico
  4. O Clareamento com Técnicas Mistas (Laser Led + doméstico)

O Clareamento deve sempre ser acompanhado pelo Cirurgião-Dentista para que problemas não ocorram pelo mal uso do produto.

É importante que o paciente candidato à Clareamento Dental esteja em adequadas condições de saúde bucal e geral para a indicação da técnica.